[QGIS-pt] Coordenadas deslocadas

Rui Pedro Henriques henriques.rui at gmail.com
Mon Jun 19 10:05:43 PDT 2023

Bom dia,

Estou a tentar usar uma camada do Atlas do Ambiente da APA, mas aparentemente estou a ter um qualquer problema de sistemas de coordenadas.

A camada em questão está disponível em https://sniambgeoviewer.apambiente.pt/GeoDocs/shpzips/AtAmb_1017121_CHidrografiaCont_Rios_Cont.zip

Aparentemente o sistema de coordenadas é o ESRI:102164 segundo a informação em https://sniambgeoportal.apambiente.pt/geoportal/rest/document?id=%7B54B36291-5D34-44D1-8AB5-FCEF0047CC3B%7D

Já tentei igualmente alterar para usar EPSG:20790, que penso ser o “equivalente não ESRI”, mas com o mesmo resultado em que as camadas aparecem deslocadas. Já tentei também com e sem o plugin NTv2 (https://plugins.qgis.org/plugins/ntv2_transformations/)

Utilizando os serviços ArcGIS REST (https://sniambgeoogc.apambiente.pt/getogc/rest/services/Atlas/Atlas_Ambiente/MapServer) as features vão parar ao mesmo sítio (errado).

Na imagem em (https://ibb.co/Rp6nFfR) coloquei um exemplo. A verde a CAOP, a vermelho a camada que identifiquei em cima e a azul a camada I-17b do Atlas do Ambiente.

Estou a utilizar o QGIS 3.28.

Alguém tem alguma ideia do que poderá estar errado ou do que poderei estar a fazer mal?

Obrigado desde já.

Cumprimentos,
Rui Pedro Henriques.

(PS, para o caso de alguém da APAmbiente ou do dados.gov <http://dados.gov/>.pt estar a ler: os links “aceder” do SNIAmb não funcionam e os links dos conjuntos de dados que foram introduzidos no dados.gov.pt <http://dados.gov.pt/> também não funcionam. Curiosamente, no dados.gov.pt <http://dados.gov.pt/>, não se consegue contactar ninguém porque é sempre preciso validação captcha e esta falha sempre…)