[gvSIG_BR] RES: Atualização da tradução pt-br

Erich Schaitza erich.schaitza em gmail.com
Terça Abril 29 07:06:20 PDT 2014

Olá a todos.

Sem palpite quanto ao termo, mas gostaria de fazer comentários quanto ao
processo de tradução, coloquialismos e tecnicismos.

  * Primeiro, o melhor termo técnico é aquele que se torna coloquial,
    tanto por sua simplicidade quanto por sua precisão.
    Obrigatoriamente, o termo técnico não pode ser ambíguo. Para não ser
    ambíguo, tem que ser descrito.
  * Segundo, quanto a origem dos termos técnicos. Os idiomas vão
    surgindo e surgem novas palavras a cada dia. Algumas ficam, outras
    vão. Nenhuma é certa ou errada. O mesmo acontece com os termos
    técnicos: eles surgem e depois se consolidam por uso. Quem tem que
    criar um termo técnico em SIG são as Augustas, os Eliazers, os
    Armandos e outros membros da lista. Vão criá-lo por uso e repetição.
  * Não há um termo técnico único descrevendo uma coisa ou processo. Se
    houvesse, não precisaríamos de sinonímias.
  * Uma palavra não existe porque ela está no Aurélio ou no Houais (ou
    outro dicionário). Ela está lá porque era usada e eles descreveram
    seu significado, sua sinonímia etc.

Portanto, se esticar realmente representa o processo, por que não. Se
não representa, não.

A lista tem um desafio interessante na criação de um dicionovário de GIS
e esse esforço na tradução de interfaces talvez pudesse ser
complementado com a criação de glossários específicos da área, anotando
sinônimos usados nos mais diferentes cantos do mundo. Se esse esforço
continuar, podiam transformar esse glossário em multilíngue.

Fico horrorizado com as traduções de programas comerciais. O Windows é
um primor de absurdos, não consegue nem considerar gênero e número. Para
não falar mal dele apenas, o sistema do Mac também tem mil e um
probleminhas. Mas usamos os dois e seus erros vão virar jargões
populares e acabar como termos técnicos.

Só para acabar meus palpites, envolvam suas bibliotecárias na discussão,
elas tem longa prática de trato com terminologias. Procurem tradutores
para ver o que eles dizem de seus termos, principalmente dos novos.
Tragam um par de linguistas especializados em vocabulários para a discussão.

Tudo isso depois do desenvolvimento da interface, pois essa não espera e
vai ser corrigida na próxima versão e na próxima e na próxima e na próxima.

Erich
direto da Africa :-)