RE: [Portugal] ajuda para um projecto de visualização de um mapa turístico

Jacinto Estima jestima at ua.pt
Thu Oct 23 09:34:53 EDT 2008

Viva,

Vou tentar dar aqui o meu contributo. Ver resposta a seguir.

1. o que é isso de criar uma camada entre os dados e a web?

2. Eu tenho de ter então o mapserver e depois colocar por cima o open
layers? não percebi muito bem como é isso... ou faço primeiro o projecto em
mapserver e depois abro no open layers e esse é k poderá ficar depois na
net?

Relativamente a estas duas questões, precisas de um servidor de mapas, que
pode ser o mapserver ou o geoserver, ou outro. Este software o que faz é
disponibilizar a informação. O openlayers é uma biblioteca para
disponibilização de mapas dinâmicos numa página Web. Com esta biblioteca
podes disponibilizar os mapas “servidos” pelo servidor (mapserver,
geoserver, etc.) numa simples página Web e aí podes efectuar zoom, pan,
entre outras operações, que dependem da configuração do openlayers.

3. eu preciso de ter o postgreSQL para armazenar as shapes?

O postgreSQL é um sistema de gestão de bases de dados (SGBD) e como tal não
armazena dados geográficos. Para poderes trabalhar com dados geográficos
precisas de instalar também o PostGIS.

De qualquer das formas, as shapefiles não são guardadas nos SGBD, não sendo
um formato de base de dados.

Para colocares a informação dentro de uma base de dados tens que a importar
para lá.

4. o Tile Cache é outro software? da apresentação do Lorenzo eu tinha
entendido que fazia parte do open layers....

O tilecach é um servidor de cache. Penso que não está incluído no
openlayers, mas funciona muito bem com ele (foi com esta ideia que fiquei no
workshop do Lorenzo).

O que faz é ir guardando em cache os diversos zooms que se vão fazendo para
que não seja necessário estar constantemente a solicitar a mesma informação
ao servidor. Isto torna a disponibilização de mapas muito mais rápida. Penso
que isto é específico para servidores WMS. Mas como o Jorge disse, esta
poderá ser uma segunda fase.

Espero não ter dito nenhuma “asneira” (se disse, digam por favor) e espero
também ter ajudado no esclarecimento das dúvidas colocadas.

Cumprimentos de Águeda,

Jacinto Estima