[Portugal] Quantum Gis - Inverter sentido de digitalização de uma linha

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Tue Jun 1 10:21:56 EDT 2010

Hmmm, ok :) estou a precisar de umas férias!

Em relação ao GRASS, é mesmo um problema usado com a versão do SWIG
usada na compilação. Estou a usar a versão swig-1.3.36 e não há
problemas com a GUI wxpython. Penso que esta GUI é de mais fácil uso
comparativamente com a GUI tcl/tk, mesmo para quem usar pela 1ª vez.

O problema do GRASS é que (por enquanto até à versão 7) terás que usar
impreterivelmente o formato vectorial nativo (topológico). Se estiveres
a usar alguma base de dados terás de converter a geometria, o que é
fácil com a livraria OGR/GDAL, e trabalhar com um modelo relacional.

Podes ligar a geometria GRASS a uma base de dados PostgreSQL, MySQL,
SQLite ou qualquer uma que use um standard ODBC. O formato DBF não
permite usar toda a potencialidade da linguagem SQL.

http://grass.osgeo.org/grass64/manuals/html64_user/sql.html

Eu só tenho experiência com a instalação do software em Debian/Ubuntu,
mas se precisares de ajuda em Windows de certeza que alguém por aqui te
dá umas dicas. De qualquer maneira tens sempre as listas do GRASS:

http://grass.osgeo.org/community/support.php

Luís