[Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Wed Jun 23 13:28:58 EDT 2010

On 22-06-2010 23:06, Pedro Venâncio wrote:
> Joaquim Luis,
>
> Muito obrigado pelas sugestões!
>
> Pois, eu não conhecia o GMT,

Pedro,

Pois o GMT é mais conhecido pelos meios das Ciências da Terra, mas junto
com o GRASS é um dos projectos de soft livre mais antigos. Tem também um
produto famoso que as pessoas normalmente não-lhe associam: a linha de
costa mundial GSHHS

> no entanto fazendo uma leitura rápida pelas definições dos
> interpoladores mínima curvatura (do Surfer) e regularized spline with
> tension do GRASS, parecem-me muito semelhantes. No GRASS pode
> controlar-se uma grande quantidade de parâmetros do modelo, entre os
> quais se destacam a tensão e o smooth, permitindo, respectivamente,
> "achatar" ou "ondular" mais a superfície e fazer passar ou não a
> superfície pelos pontos iniciais. Também permite criar uma matriz de
> validação cruzada, o que dará uma ideia do ajustamento da superfície.
>
> Vou optar por este método.

Luis, obrigado pelos links. Este é bem interassante

http://grass.osgeo.org/wiki/Contour_lines_to_DEM

já agora se alguém me pudesse converter os dados que são utilizados neste exemplo para um formato tipo ascii, ou binário simples, eu fiquei com curiosidade comparar com o resultado obtido pela mínima curvatura. (eu descarreguei o ficheiro da Carolina do Norte, mas aparentemente os dados estão num formato qualquer próprio do GRASS, mas esse eu não utilizo)

Cumprimentos

Joaquim