Re: [Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Wed Jun 23 15:34:58 EDT 2010

Luís de Sousa,

Fiquei esclarecido! Obrigado!

Joaquim Luís,

Os dados em formato shapefile estão neste pacote

http://grass.osgeo.org/sampledata/north_carolina/nc_shape.tar.gz

compactados em tar.gz, que é um formato tipo zip, nativo do linux. Para descompactar em windows pode usar o 7-zip http://www.7-zip.org/ .

Luís Ferreira,

O v.surf.rst permite criar validação cruzada, com o parâmetro cvdev (ainda não testei), este script permite determinar iterativamente os valores óptimos de tensão e smooth? Que vantagens tem em relação à validação cruzada do próprio v.surf.rst?

Em relação aos MDT hidrológicamente consistentes, qual é a metodologia que usa? A rede hidrográfica tem informação altimétrica associada? Algumas aproximações que já vi quando não se dispõe de rede hidrográfica 3D, é criar o MDT, extrair a informação altimétrica do MDT para a rede hidrográfica (eventualmente através do v.drape), subtrair um valor constante a essa altimetria (por exemplo 0,2 - 0,3m) e depois refazer o MDT, incluindo a rede hidrográfica como se de curvas de nível se tratassem.

Como funciona o v.breach? E, já agora, como o coloco a funcionar?

Hoje fiz um teste para criar um MDT com as minhas curvas de nível, com o v.surf.rst. Demorou cerca de 5h, mas o resultado, numa análise visual, e com recurso a alguns perfis topográficos a atravessar alguns vales e cumeadas, parece bastante bom. O tempo é que é demasiado... Vou tentar generalizar a informação (v.generalize) e refazer o MDT pelo v.surf.rst, e comparar o tempo e os resultados.
Estou neste momento também a fazer uma tentativa com o r.surf.contour.. Está a demorar mais ainda que o v.surf.rst, e fiquei com uma dúvida, converti as curvas de nível para raster com um pixel de 2m, para ficarem semelhantes às originais em vector, e estou a usar o r.surf.contour com uma resolução de 25m. Este procedimento estará correcto? Deveria usar a mesma resolução na rasterização das curvas de nível e na interpolação por r.surf.contour?

Muito obrigado!

Cumprimentos,
Pedro Venâncio