[Portugal] Dúvida - Disponibilização dos serviços de mapas

Hugo André Carvalho Poeira hpoeira at gmail.com
Mon Nov 8 16:02:53 EST 2010

Boa noite a todos,

Antes de iniciar a colocação de dúvidas J gostaria de dar os parabéns a toda
a equipe que organizou o III SASIG, e deixar a mensagem de Força aos
participantes, principalmente aos mais incipientes como eu.

Depois destas “formalidades” passo então à acção, ou seja, à explicação do
que pretendo fazer e às dúvidas que tenho!

Para não deixar escapar a “ressaca”, leia-se conhecimento, deste III SASIG,
estou a tentar montar um “esquema” de teste, no trabalho e na faculdade, que
permita aos meus colegas de um local e de outro acederem a um conjunto de
serviços de mapas (de teste), através de um SL desktop (Kosmo, GvSig, Qgis…)
ou outro SProprietário.

Para iniciar a disponibilização dos serviços de mapas, já instalei em
ambiente Windows, num PC do trabalho e no meu portátil (que vão funcionar
como servidores para os testes) os seguintes SL: Postgresql-Postgis,
MapServer 4 Windows, GeoServer e Apache.

Após a instalação destes SL, fiz alguns ficheiros map (para o MapServer) que
apontam para dados SHP locais (no meu laptop), só para testar as minhas
capacidades J … e foi a partir daqui que a coisa começou a não funcionar!...
ou seja…

Os mapas criados em mapserver, vistos através do browser num PC da
faculdade, com ligação à internet, aparecem ok!  Mas depois, quando
experimentei adicionar o url desse mapa, no mesmo PC, como wms num software
desktop (ArcMap) não funcionou!!  Dá erro de ligação.

Podem ajudar-me a esclarecer este mistério! J
Peço desculpa pela minha falta ou falha no vocabulário técnico, contudo,
espero que dê para entender a situação e o que pretendo fazer.

Agradecimentos antecipados,

Hugo