[Portugal] Direitos e afins

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Tue Nov 30 09:32:26 EST 2010

Olá boa tarde,

Tenho precisamente a mesma opinião sobre os dados que são criados pelos organismos do Estado com dinheiro dos contribuintes.

No entanto, já não compreendo tão bem a revolta contra os geólogos, uma vez que esta é a prática corrente de todos os organismos produtores de IG e a justificação é a mesma... "as transferências do Estado não cobrem 100% do funcionamento destas entidades e necessitam de arranjar formas de se auto-financiar".

O actual LNEG (ex-INETI, ex-IGM, ex-SGP, ...) até foi pioneiro a disponibilizar IG na Internet, bem como um conjunto alargado de bases de dados, através do e-Geo http://e-geo.ineti.pt/default.htm . Infelizmente ainda não disponibilizaram WebServices (não sei se estará previsto fazê-lo), mas seria interessante.

A nível internacional existe o projecto OneGeology http://www.onegeology.org/ que agrega grande parte dos Serviços Geológicos mundiais, incluindo o português.

Posto isto, não compreendo a revolta especificamente dirigida aos geólogos, já que me parece que isto é a prática generalizada.

Abraço!
Pedro Venâncio (Geólogo! ;) )