Res: [Portugal] Presidente OSGEO-PT

Victor Ferreira victor at fa.utl.pt
Mon Oct 11 18:30:38 EDT 2010

  Pois. Vou assumir que a boca do "sugerir trabalhar os outros" é para a
malta que tem estado a pedir contribuições do resto dos mais de 200
inscritos nesta lista.
Não percebi o sentido exacto da ideia, uma vez que isso por vezes se
perde nos emails :-)
Mas acho que a exortação vem de quem tem estado a trabalhar nos ultimos
3 anos para promover o grupo, de forma activa, e dando sempre o exemplo,
ao trabalhar também. Se o trabalho não é visível, se calhar temos de
tentar apostar mais no marketing :-) Alguém que ajudar com a campanha?
Chiça... lá estou eu a mandar trabalhar os outros :-(
Embora os que trabalham arriscam depois a ser criticados como estando a
tentar açambarcar as coisas. Contradições das vidas em grupo :-)
No fim do dia aparece feito se alguém se mexer...
E pedir aos outros que participem também se costuma chamar "incentivar",
que é coisa que os professores (como eu e o Jorge) nos acabamos por
habituar a fazer, ou pelo menos tentamos. Os jovens às vezes são
difíceis de incentivar...
Chame-lhem ossos do ofício ou hábito profissional... mas é feito com boa
intenção 8-))
Falta de transparência que se tem falado.... ou obscuridade, não
reconheço. Se lhe chamarem preguiça em colocar coisas no wiki ou falta
de tempo aí eu alinho e faço um "mea culpa", embora muito do que está no
wiki tenham sido posto por 2 ou três de nós. Embora a edição esteja
aberta a toddos os inscritos e não existe nenhuma restrição.
O optimismo alias é uma caracteristicas dos voluntários, que depois se
vêm a braços com o dia a dia. Talvez a falta de encontros físicos entre
os membros do grupo possa dificultar o criar de um espírito mais de
equipa e mais dinâmico. Querem pensar em criar uns almoços/workshop 2 ou
3 vezes por ano para se trabalhar?
A wikipedia faz uma coisa do género, junta a rapaziada durante dois dias
e tenta-se fazer o máximo possível durante esse tempo, em grupo!
Proponho juntar isso como item de discussão, ou proposta fde futura
dinâmica!
E espero não melindrar ninguem com o que escrevi... é feito com espírito
aberto e com o sentido de promover troca de ideias.
Abraço,
Victor