Re: [Portugal] Dúvida Coordenadas

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Wed Jun 15 18:41:18 EDT 2011

Caro Nuno Sousa

Essas coordenadas geográficas estão referidas ao meridiano de Lisboa. A
origem da longitude num sistema de coordenadas geográficas é arbitrária (a
da latitude não!). Durante muito tempo o meridiano de referência
internacional foi o de Paris e a adopção do de Greenwich não foi consensual.
No datum Lisboa era habitual referir-se a longitude ao meridiano de Lisboa,
mais concretamente ao ponto no Castelo de S. Jorge onde, por observação
astronómica, se fixou a latitude desse lugar.
Para fazer conversões de coordenadas, por exemplo no site do IGeoE, é
preciso converter para a origem em Greenwich. A longitude do meridiano de
Lisboa é 9º 07' 54.862" W (longitude oeste são negativas).

Usando o programa PROJ.4 também se faz essa conversão facilmente. Aliás a
definição do sistema de coordenadas Hayford-Gauss militares, Datum Lisboa,
que vem incluida no PROJ através dos códigos EPSG, considera a origem de
longitudes no meridiano de Lisboa. Basta usar a linha de comando:

proj +init=EPSG:20790

Inserindo o ponto, na sintaxe do PROJ:

1d24'29"E 40d49'33" N

obtém-se