[Portugal] Traduções [era IGP: Grelhas NTv2 para a Transformação de Coordenadas]

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Mon Sep 26 08:51:12 EDT 2011

On 26-09-2011 10:19, Luís de Sousa wrote:
> Desculpem-me o devaneio, mas esta mensagem ilustra bem o tipo de
> problemas que temos na tradução de manuais e programas para português.
> Este tipo de substituição de termos portugueses bem firmados no latim
> e no grego por termos ingleses está a entranhar-se muito em Portugal.
> Infelizmente até os media os adoptam, como por exemplo a substituição
> de notação ou nota por rating.

Luis, concordo inteiramente. Passamos a vida a papaguear que temos de
defender a lingua portuguesa mas à mínima usamos logo inglesismos a
pensar que é mais chic (este deve ser um antigo francesismo). Quando é
preciso criar um nome dum produto/empresa qualquer parece que nem passa
pela cabeça utilizar o português.

Joaquim