[Portugal] Reduzir resolução de um raster

Miguel Torres migtorres gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012 - 07:13:47 PDT

Olá a todos,

Estou a tentar encontrar a melhor forma de intersectar polígonos com
rasters de grandes formatos. Inicialmente utilizei o PostGIS mas quando o
raster é de grandes dimensões ele demora demasiado tempo a processar a
intersecção já que, pelo que me parece, converte primeiro todo o raster em
vectorial e só depois faz a conversão.

Comecei a usar o starspan em linha de comandos e há de facto uma grande
melhoria, já que este processa apenas a área a intersectar. No entanto,
pelas minhas contas no meu pc consigo processar 15000 pixels por segundo, o
que ainda é um pouco limitado para o que desejo. É suficiente para
intersectar um polígono com o tamanho de Portugal mas demora demasiado a
processar a Europa toda.

O que penso fazer é encontrar uma forma de reduzir a resolução do raster
quando se utilizam poligonos maiores.

Alguém conhece uma forma de reduzir esta resolução (por exemplo para
transformar  4 pixels num único dando-lhe o valor médio)?

Obrigado!

Miguel Torres