[Portugal] Reduzir resolução de um raster

Joaquim Luis jluis ualg.pt
Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012 - 08:09:43 PDT

On 25-10-2012 15:13, Miguel Torres wrote:
> Olá a todos,
>
> Estou a tentar encontrar a melhor forma de intersectar polígonos com
> rasters de grandes formatos. Inicialmente utilizei o PostGIS mas
> quando o raster é de grandes dimensões ele demora demasiado tempo a
> processar a intersecção já que, pelo que me parece, converte primeiro
> todo o raster em vectorial e só depois faz a conversão.

Não sei se o PG faz isso mas ficaria admirado. Esse tipo de operações
faz-se criando um raster mascara a partir do poligono e depois é uma
operação matricial. Assim haja memória, esssas operações são muito rápidas.

> Alguém conhece uma forma de reduzir esta resolução (por exemplo para
> transformar  4 pixels num único dando-lhe o valor médio)?

O gdaladdo (do GDAL) cria 'overviews' que tipicamente têm metade do
tamamnho em cada uma das dimensões. Parece ser mesmo a resposta ao que
estás a perguntar.

Joaquim