[Portugal] Cadastro rústico

Aurelio Pires anvpires gmail.com
Quinta-Feira, 15 de Setembro de 2016 - 09:09:53 PDT

Caro Prof. Mário Rui Gomes e restantes membros da lista,

Muito havia a acrescentar ao que refere (por exemplo, as especificações
INSPIRE são interessantes mas também o é a norma ISO 19152 LADM, Land
Adminstration Domain Model aprovada em novembro de 2012, que até tem no
seu anexo D, "Country profiles", a descrição do modelo português e de
mais 7 países, e que consolida a relação entre o elemento físico
(prédio, parcela) e o Direito) mas vou centrar-me na questão que colocou:

"... como se minimiza a quase completa falta de colaboração política
entre os Ministérios e as Autarquias. Alguém tem a solução para este
problema político?"

Referi no meu email anterior que "não tenho dúvidas que o assunto só não
é resolvido por falta de vontade e incapacidade políticas".

E já que se procuram soluções, recomendo que se analise,
retrospetivamente em termos políticas, jurídicas, institucionais,
técnicos e de recursos, todo o processo que foi adotado na mudança do
imposto sobre a propriedade, ou seja, da passagem da SISA para o IMI e
IMT. Como se devem recordar, todos reconheciam que a SISA era um imposto
em que o Estado saía sempre a perder, e a(s) alternativa(s) já estavam
estudadas há imenso tempo.

Faltava vontade política (coragem!) para fazer a mudança, até que chegou
alguém que a fez, e acabou com a SISA!!!

Ainda hoje ouvi na TSF que uma das propostas que está a ser discutida
para o orçamento de estado de 2017 é o agravamento do IMI para os
proprietários que, de forma agregada, possuam prédios de valor
tributável superior a determinado montante, pe. 500mil euros. Ora aqui
está uma oportunidade para também incluir no OE um benefício fiscal para
os proprietários que procedam ao registo dos seus prédios no SNIC
(Sistema Nacional de Informação Cadastral); a DGT (e já o anterior IGP e
o anterior IPCC) fala deste sistema mas eu nunca o vi...

No caso do cadastro, as várias metodologias adotadas até agora contêm um
conjunto de pequenos "monstros" que acabam por deitar tudo a perder.

A este propósito: conhecem a portaria 1192/95 que estabelece as normas
relativas à identificação de cada prédio cadastrado e a composição do
NIP (Número de Identificação de Prédio)? É mesmo necessário complicar a
natureza deste número, indexando-o às coordenadas das folhas cadastrais
com numerações sequenciais, quando o que objetivamente se pretende é
somente um código numérico unívoco? Veja-se por exemplo como isto foi
resolvido no caso da Certidão Permanente do Registo Comercial: o código
numérico unívoco é composto por 3 conjuntos de 4 dígitos separados por
hífen, pe. 1234-5678-1234. Simples e eficaz. Porque é que o NIP não é
assim? É um pequeno "monstro" que ajuda a encalhar o processo.

E já agora: conhecem as "instruções de demarcação de prédios"?!!! Mais
um pequeno, grande, "monstro"...

Com um abraço,
Aurelio Pires