Re: [OSGeo-Brasil] sugestões de palestras para o Latinoware

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Sexta Agosto 14 13:42:55 EDT 2009

Olá amigos,

na minha opinião devia ser definido um ou mais eixos principais para as
palestras (como entendi ser a ideia do Edmar no início). Isso não
inviabiliza a apresentação de outros temas que não sejam afins, à esses
"eixos", mas cria uma referência para as pessoas que vão participar. Nesse
sentido, mantenho minha sugestão de termos como um desses eixos a INDE
(Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) e tecnologias afins, Creio que
esse tema atrairia a atenção de órgãos públicos (que tem interesse em
participar dessa infraestrutura) e da sociedade em geral. Além disso,
fortaleceria a comunidade de SL uma vez que apontaria a existência de SLs
que podem ser utilizados pelos nós da INDE.

[]'s,

Hesley Py

|------------>
| De:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Edmar Moretti <edmar.moretti em terra.com.br>                                                                                              |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil em lists.osgeo.org, Dirceu de Menezes Machado Junior <dirceu em itaipu.gov.br>                                                         |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |14/08/2009 10:51                                                                                                                        |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: [OSGeo-Brasil] sugestões de palestras para o Latinoware                                                                             |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Enviado    |
| por:       |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil-bounces em lists.osgeo.org                                                                                                          |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Uchoa:

Seria melhor discutir isso com o Dirceu. Não tem como eu decidir. Não acho
que temos organização e participação suficientes para criarmos um comitê
com a agilidade necessária.
A idéia não era burocratizar a questão, mas agir de forma democrática
dentro dos instrumentos que temos. Mas se as pessoas estiverem se sentindo
preteridas de alguma forma, abro mão da maneira como eu vinha conduzindo as
coisas em favor de um procedimento acordado entre todos, apesar de não ter
havido até agora nenhuma manifestação questionando isso, mas sei ler
entrelinhas.

Fico então no aguardo de alguma decisão desse grupo e de alguma proposta de
procedimento.

Só tomarei alguma iniciativa em relação à grade do Latinoware após essa
decisão.

Helton Uchoa escreveu:
      Oi Edmar,

      Acho que precisamos sistematizar a forma de organizar o bloco. Seria
      interessante criar um comitê técnico para estabelecer parâmetros para
      qualificar os projetos mais relevantes para o evento. Exemplo:
      inovação, abrangência (municipal, estadual, federal), utilização de
      padrões abertos, etc.

      Ao receber as indicações de palestras, podemos exigir informações
      para poder qualificar os pontos necessários para definir os mais
      relevantes. Tb já podemos perguntar se o palestrante vai precisar de
      ajuda de custo.

      A sugestão do wiki é para recebermos as indicações das palestras e
      poder ter um local para todos interagirem. Exatamente desta forma, o
      pessoal do SPB do Min. do Planejamento está trabalhando.

      O que temos q definir de imediato, seria o agrupamento das atividades
      dentro do bloco, por exemplo:
            Dia 1, Horário 9:00 - 12:00, Reunião da OSGeo
            Dia 1, Horário 14:00 - 18:00, Palestras com enfoque A
            Dia 2, (...)
      Para definirmos os blocos, precisamos saber qual a infra-estrutura
      (tamanho de salas, projetor, internet, etc) e os horários do evento.

      Estas são sugestões para melhorar a organização do evento, fiquem a
      vontade para proporem uma melhor forma de organizar o bloco.

      []s Uchoa

      Helton UCHOA :: uchoa@{opengeo.com.br;geolivre.org.br;open3dgis.org}
      Consultant in FOSS GIS :: 55 21 2518-6233 :: 55 21 9147-5298
      OpenGEO :: On-demand training and solutions :: www.opengeo.com.br
      GEO Livre community:: Because Geoinformation should be free ::
      www.geolivre.org.br
      Be free by using Free Software, such as MapServer,
      PostgreSQL/PostGIS, gvSIG...

      2009/8/14 Edmar Moretti <edmar.moretti em terra.com.br>
            Tá. Quem vai decidir as palestras e a dinâmica? Cada um coloca
            o que quiser? Eu estava trabalhando de outra forma.
            Primeiro, precisamos negociar com o Latinoware quantas pessoas
            eles irão bancar. Enviei para o Dirceu uma grade "tentativa"
            para podermos ter uma estimativa.
            Após isso, vou consolidar as propostas já feitas e passar para
            a lista assim podemos definir a proposta de grade. Essa
            proposta deve ser aprovada pelo Latinoware.
            Não acho que o uso do wiki irá funcionar.

            Helton Uchoa escreveu:

                  Caros companheiros,

                  Eu inclui um link no próprio wiki da OSGeo para podermos
                  organizar a grade de palestras do Latinoware 2009.

                  http://wiki.osgeo.org/wiki/Sugestoes_de_Palestras

                  Edmar, depois q as palestras foram confirmadas pelas
                  pelos palestrantes, acho q devemos analisar a melhor
                  sequência das apresentações. No ano passado, tivemos boas
                  palestras que ficaram em horários ruins.

[...]

                  E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
                  Para classificar esta mensagem como spam ou não spam,
                  clique aqui.
                  Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que
                  apenas mensagens
                  indesejadas sejam classificadas como Spam. Esta mensagem
                  foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
                  Atualizado em 12/08/2009

            Por favor, atualize sua lista de contatos com meu novo e-mail:

            edmar.moretti em terra.com.br

            Skype: edmar.moretti

            Blog: http://edmarmoretti.blogspot.com/

            Ohloh: https://www.ohloh.net/accounts/edmarmoretti