[OSGeo-Brasil] Exclusão do Mapserver do Plano da INDE

Edmar Moretti edmar.moretti em terra.com.br
Quarta Fevereiro 24 07:08:50 EST 2010

Mapserver e Geoserver são softwares com propostas totalmente diferentes.
O Geoserver é mais amigável pois foi criado para isso mesmo, já o
Mapserver não faz sentido ser amigável, pois é uma biblioteca para
desenvolvimento. Vc pode usar o i3Geo, que é baseado no Mapserver, para
gerenciar Web Services, nesse caso, é mais amigável.

Os comparativos de performance feitos no FOS, que são os mais confiáveis
e aceitos internacionalmente, não comprovaram essa diferença tão grande
entre os dois. Em alguns casos o Mapserver se saiu melhor e em outros o
Geoserver. Esses comparativos foram feitos para aprimorar os dois
softwares e não para eleger um vencedor.

A escolha do cliente, construção de estilos, etc, tbm é livre no
Mapserver. Uma diferença fundamental entre os dois, falando com base na
minha experiência no uso de ambos, é o fato do Geoserver não permitir o
uso direto de SQL na configuração do acesso ao banco, exigindo que se
façam "views" para qualquer SQL mais complexo. Com o Mapserver é muito
mais fácil criar parâmetros especiais nos serviços, que muitas vezes são
necessários quando se quer atender um cliente.

No caso da INDE os Web Services previstos são os mais simples possíveis,
podendo ser elaborados tanto com o Mapserver como com o Geoserver,
tecnicamente não há nenhuma restrição na escolha (mesmo pq não está
previsto o uso de WFS-T, que o Mapserver não permite).

[]'s