[Gvsig_br] Iniciando com software livre

Carlos Almeida carlos em gaussgeo.com.br
Domingo Setembro 19 19:53:14 PDT 2010

Essa linha de sistemas que voce citou (mapserver, geoverser,
postgresql/postgis) são ferramentas para soluções corporativas, conforme
voce mesmo falou, e destinam-se a outro tipo de foco, que é na distribuição
e acesso de informações, além de operações de geoprocessamento diretamente
em um banco de dados, ou inclusive de regras de restrições e condições a
serem aplicadas diretamente no banco, para grandes projetos de produção.

Porém, voce falou "esses desktop são para conhecimento acadêmico ou pequenos
específicos". O entendimento não é este, já que os sistemas que voce citou
não destinam-se, por exemplo, a produção cartográfica de bases vetoriais, e
sim, do armazenamento, acesso, visualização, construção de regras e perfis
de usuário no banco e no sistema, e edição por níveis de usuário.

Por mais que ferramentas com aplicação web direta, como o Ismart, tentem
atualmente dispor ao usuário final, um pacote de edições cartográficas, eles
não chegam ao nível do conjunto de ferramentas que o gvSIG, Kosmo, ArcGIS ou
AutoCAD Map proporcionam. E mesmo implantando todo esse compêndio de
sistemas (que também poderia ser, também, ArcGIS Server + Oracle Spatial
como solução proprietária, como exemplo), o usuário não foge do gvSIG,
Kosmo, ArcGIS, etc.. para a edição (de qualidade e com ferramentas
apropriadas para tal), dentro do próprio banco, destas informações.

Logo, gvSIG, Kosmo, ArcGIS .. não destinam-se somente a "projetos pequenos
específicos"

Saudações. Carlos