[Gvsig_br] Iniciando com software livre

Helton Uchoa engenheiro.uchoa em gmail.com
Segunda Setembro 20 05:50:16 PDT 2010

Caro Carlos,

Vou explicar melhor alguns conceitos para que fique mais fácil o
entendimento do que é um projeto corporativo.

O primeiro ponto que devemos nos atentar é que dentro de uma grande
instituição, seja pública ou privada, o processo de produção cartográfica é
muito pontual. Quando digo muito pontual, significa algo que representa
menos de 5% dos processos de negócio. Caso o negócio desta instituição seja
realmente produção cartográfica, este percentual muda (aumenta), como no
caso das empresas de aerolevantamento e instituições públicas de mapeamento.

Para que vc entenda melhor a situação, vou citar o caso de uma Prefeitura. A
cartografia destas instituições é produzida normalmente por empresas. A
maior parte dos processos de negócio de uma Prefeitura se relaciona ao
atendimento ao cidadão e possui uma relação direta ou indireta com o espaço
geográfico. Desta forma, é importante que o sistema de gestão possa tratar o
espaço geográfico e não tem sentido, com as tecnologias disponíveis
atualmente, pensar em outra linha de desenvolvimento que não seja Web 2.0.

Atualmente existem ferramentas livres e proprietárias que permitem o
desenvolvimento de componentes avançados de edição de dados vetoriais para
Web. Para diversas situações reais, estas ferramentas podem ser úteis, como
por exemplo, indicar (desenhar) regiões de eventos específicos que se
integram aos processos de negócio de uma prefeitura.

Num contexto de um projeto corporativo, onde mais de 95% dos processos de
negócios devem ser atendidos por um sistema de gestão (Web) que consiga
interpretar o espaço geográfico, o processo de produção cartográfica, quando
existir, pode ser bem resolvido com a utilização de ferramentas desktop GIS.
Neste contexto, a utilização de ferramentas desktop GIS sempre será sempre
considerada em projetos específicos, que podem até ser grandes em termos de
trabalho (valor absoluto), mas sempre serão pequenos em termos percentuais
quando analisamos todos os processos de negócios de uma instituição.

Quero alertar que o conceito de "solução corporativa baseada em desktop GIS"
se consolidou no mercado com a necessidade das empresas proprietárias de
venderem licenças. Por isso, é importante a reflexão sobre o assunto.

Como estamos basicamente discutindo sobre conceitos, nem todos os colegas
podem concordar. Eu entendo isso e respeito a opinião de todos. A minha
experiência profissional em grandes projetos da OpenGEO tem me possibilitado
construir uma visão conceitual mais focada no mundo corporativo. Se alguém
tiver curiosidade em entrar neste universo, sugiro que vejam os Blogs de
grandes projetos aderentes aos conceitos que citei:

   - http://zeus.opengeo.com.br
   - www.gigfer.com.br
   - http://opus.opengeo.com.br

As colocações do amigo Carlos foram muito boas e oportunas para que possamos
esclarecer diferentes concepções de projetos corporativos.

Um grande abraço a todos,

Uchoa
--
Helton UCHOA :: engenheiro.uchoa em gmail.com :: 55 21 9147-5298
OSGeo Charter Member (www.osgeo.org)