[Gvsig_br] Label x Etiqueta x Rótulo, a saga

jorgepsantos2002 jorgepsantos2002 em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 08:36:25 PST 2011

Eliazer Kosciuk wrote:

> Buenas, pessoal!
>
> Por incrível que pareça, este está sendo um dos termos mais difíceis de
> definir a tradução. Vou fazer um apanhado do que já foi dito aqui na
> lista,
> para balizar a opinião de vocês:
>
>    - Maria Augusta: preferência por Label, segunda opção Etiqueta
>    - Jorge Santos: Label seria a melhor escolha, mas acha sem lógica pelo
>    termo inglês em uma expressão muito usada. Opta por Rótulo
>    - Carlos: endossa a opinião do Jorge Santos. Opta por Rótulo
>    - Esdras: em conversa direta, disse-me que prefere Etiqueta.

Creio que os primeiros utilizadores do gvSIG que fazem uso da tradução em
Português devem preferir o item Etiquetas porque já vem utilizando o
programa há muito tempo.

Faz sentido. Nesse caso, para esses usuários que trabalham com o programa
diariamente, talvez não seja uma boa idéia modificar o nome desse item pois
a palavra Etiquetas na mente deles já está associada à exibição de strings
da tabela de atributos.

Assim, considero importante ouvir o lado de quem já usa o SIG há algum
tempo. Eu utilizo o gvSIG em inglês mesmo, daí a preferência inicial por
Labels, porém preferi o termo Rótulos pelo simples fato de que essa palavra
já está sendo bem utiizada no Quantum GIS.

Saudações,