[Gvsig_br] Res: Problemas com arquivos shapefile convertidos de gtm

Nilton Carvalho nilton.carvalho em ymail.com
Quarta Maio 11 05:59:56 PDT 2011

Olá Alessandro,

o shape file é uma composição de arquivos, envia para cá, talvez em algum ponto
de conversão (talvez no dbf), possa acusar este erro.
No entanto, seria melhor que enviasse os arquivos.

Abrs

Nilton.

________________________________
De: Alessandro (UFSCar) <alessandro em ufscar.br>
Para: gvsig_br em lists.gvsig.org
Enviadas: Quarta-feira, 11 de Maio de 2011 9:44:29
Assunto: [Gvsig_br] Problemas com arquivos shapefile convertidos de gtm

Olá Pessoal!!! Saudações!!!

Sou um novo usuário do gvSIG e tenho enfrentado problemas.
Inicialmente, eu utilizava a versão 1.10, mas me emploguei e comecei a utilizar
a 1.11. Foi aí que meu problemas começaram. Não conseguia abrir alguns arquivos
shapefile, quebrei a cabeça até que por acaso resolvi reintalar a versão 1.10,
estramanhamente, consegui abrir os arquivos que na versão mais recente não
conseguia.Então, resolvi continuar continuar com a versão 1.10 (...).

Agora meu problema é um pouco mais preocupante. Pois, não consigo abrir arquivos
shapefile convertidos da extensão .GTM (com dados gerados por GPS) para .SHP.
Utilizei o GPS TrackMaker PRO para a conversão e ajustei o sistema de projeção
para ESRI UTM / WGS84 (zona 23); e, nada!

Detalhe: outros SIG's abrem o arquivo convertido (ArcGIS, TerraView ...), menos
qualquer uma das versões do gvSIG. Inclusive, ao utilizar esses outros SIG's
salvei tais arquivos com outros nomes, claro, e tentei novamente abrir abri-los
no gvSIG e nada!!!

Daí vem a pergunta: Por que você não usa alguns dos outros SIG's que funciona?
Resposta: Preciso utilizar o gvSIG, por ter sido a ferramenta metodológica
escolhida para o meu mestrado. Isso, porque o gvSIG é gratuito e de código
aberto e terei com programar nele em JAVA (...). Enfim, caso eu não consiga
fazer o gvSIG funcionar, ou pelo menos entender como ele funciona, estarei em
sérios apuros.

Por favor, alguém poderia me ajudar, ou me dar uma dica?

Grato.

att,

Alessandro Cruz
Cientista da Computação