[Gvsig_br] RES: Strings e Calculadora de Campo no gvSIG

Marco Aurélio P. Marsitch marco.marsitch em gmail.com
Sábado Agosto 25 05:49:17 PDT 2012

Eliazer e amigos listeiros, anteriormente havia enviado algumas figuras para
exemplificar duas funções que faço comumente: toNumber (ou toString) e
SubString, além das que outras funções que também faço e que já falei em
outro e-mail. Porém, creio que as figuras não chegaram até vocês; por isso,
farei a explicação aqui no corpo de texto mesmo...

Como trabalho normalmente com dados censitários, faço esta sequência:

Passo 01: Criação de duas variáveis, uma alfanumérica (CODMUN_T) e outra
Numérica Inteiro Longo (CODMUN). Estas variáveis correspondem ao Código de
Município do IBGE, correspondente aos sete primeiros caracteres do Código de
Setor Censitário, variável esta já existente na tabela e chamada de CODSETOR
(caractere 15);

Passo 02: Populando a variável CODMUN_T, com a seguinte função:
SubString([CODSETOR], 0, 7);

Passo 03: Populando a variável numérica CODMUN através de uma substring
vinda de uma variável caractere, com a seguinte função:
toNumber(SubString([CODSETOR], 0, 7));

Semelhantemente ao ArcGIS, caso os registros estejam selecionados, as
atualizações da calculadora de funções só populam resultados nestes
registros selecionados.

Creio que o maior empecilho é ficar salvando as atualizações no DBF
(shapefile) em cada etapa, pois não fazendo isso, a memória da máquina vai
pras cucuias e o gvSIG fecha sozinho.

Não sei se fui longo ou prolixo, mas espero ter ajudado.

Grandes abraços!

Marco Aurélio Painelli Marsitch