[Gvsig_br] Transformando arquivos de gps em shapes de estradas

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Segunda Janeiro 21 16:07:28 PST 2013

Buenas, pessoal!

Sei que continuo sumido, mas nunca esqueço do gvSIG e da comunidade
brasileira ;)
Faz muito tempo que venho tentando formular essa questão, mas não achava um
jeito de me expressar. Como alguns por aqui sabem, minha área de formação é
a agronomia e sou extensionista rural, e se estou no geoprocessamento é
apenas por teimosia e curiosidade...

Minha dúvida é a seguinte: já há um bom tempo tenho colaborado com o
projeto OpenStreetMap (doravente OSM), mapeando as estradas e ruas do meu
município e região. Se quiserem ter uma idéia do que já foi feito, dêem uma
olhada neste link:
http://www.openstreetmap.org/?lat=-27.491&lon=-53.251&zoom=11&layers=M  (só
fiz a parte referente ao município de Seberi e algumas correções nas
principais estradas da região. Tem mais algum entusiasta por perto, só que
ainda não consegui falar com ele).

Pois bem, tenho duas possibilidades quanto a esse trabalho:
- primeiramente, tenho todos os arquivos .gpx dos trajetos que eu fiz, e
que depois foram enviados ao OSM.
- e, em segundo lugar, mas não menos importante, todos os dados do OSM são
abertos e livremente disponibilizados. Se alguém quiser, pode baixar toda a
base de dados mundial, de forma livre! Mas, o que me interessa neste caso é
que posso selecionar apenas a área de interesse e baixar um arquivo com os
dados das estradas desta área.

Agora vem a pergunta: alguém tem experiência em como posso transformar
esses dados que foram gerados em um shape que possa ser "utilizável" no
gvSIG? Quando falo em utilizável, quero dizer, que possa ser roteável,
creio que topologicamente correto, com hierarquização das estradas, e tudo
o mais que, inclusive, foge da minha área de conhecimento...

Que é possível eu tenho inteira certeza... o que quero saber é: alguém aqui
já fez? Podem indicar o caminho das pedras? Comprometo-me a documentar todo
o processo e transformar em um tutorial "mastigadinho" depois ;)

Abraços,

Eliazer Kosciuk
http://geo.ideaplus.com.br

P.S.: Na surdina, estou retomando as postagens de artigos no blog ;)