[Portugal] Em desespero de causa: como instalar o postgresql

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Wed Nov 5 08:41:28 EST 2008

Cara Claudia,
livros que tratam de pgsql há muitos, um bom para iniciar parece ser

http://www.amazon.com/Beginning-Databases-PostgreSQL-Novice-Professional/dp/1590594789

mas a lista é comprida

http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_gw?url=search-alias%
3Daps&field-keywords=postgresql&x=0&y=0

http://www.postgresql.org/docs/books/

alguns dos quais não serão com certeza para principiantes.

Não exclua a possibilidade de gastar algumas dezenas de euros em livros,
porque são de facto uma fonte importantíssima de informações.

Existe também este mini manual em Italiano

http://www.lulu.com/content/2078369

(que irei traduzir para Português logo que o tempo disponível o
permitir), mas tenho a certeza que existem outros tutorials disponíveis
on-line.

Para tentar ajudar mais directamente no seu problema:
o que aconselho sempre, quando faço obra de apoio em outras mailing list
e fóruns, é pedir que as pessoas contextualizem (plataforma, versão do
programa, operação que se está a fazer, eventual mensagem de erro, etc.)
sempre o mais possível a própria situação e que indiquem a mensagem
*exacta* de erro. É um facto que a maioria das vezes quando se "googla"
uma mensagem de erro se encontra a solução em poucos minutos.

> após dois dias a tentar instalar e desinstalar devido a erro e depois
> voltar a instalar o postgresql, entrei em desespero e cá está a minha
> ultima tentativa de endireitar esta coisa....
> Em primeiro lugar, qual é afinal a versão final a instalar

A não ser em casos particulares a versão melhor para instalar é sempre a
ultima, ou seja a mais actualizada, neste caso a versão é a 8.3.5

>  e tal deve ser feito por ftp ou html?

Não se trata de versões diferentes de pgsql, mas sim de formas
diferentes de descarregar os ficheiros de instalação.

> Daquilo que entendi de tanto bater com a cabeça na parede, eu não
> consigo fazer a ligação ao servidor pois não tenho o disco rigido
> formatado em NTFS... ora eu não sei bem o que isto significa nem sei
> como avançar a partir daqui!

Como está a tentar de fazer a ligação ao servidor pgsql? através da
linha de comando? com Pgadmin ou outra ferramenta gráfica?

Qual é a operação?

Mas sobretudo, qual é mensagem de erro *exacta*?

cumprimentos

-- Giovanni Manghi --