[Portugal] Em desespero de causa: como instalar o postgresql

claudia costa claudiampcosta at gmail.com
Wed Nov 5 11:38:26 EST 2008

olá a todos,

eu já instalei a versão 8.3.5 e a versão 1.8.4 e não funcionou.
O primeiro não instalou o postgresql mas deu acesso ao stack builder.
Contudo como dava erro, já o removi. Agora voltei a instalar. Na janela de
configuração de serviço, colquei o nome da minha conta de utilizador, o
dominio do meu pc (nome do pc, certo?) e a password de entrada no pc. Recebo
uma mensagem a dizer "usuário claudinha\claudia não encontrado. Deseja que
ele seja criado para você?". Digo Sim. recebo uma mensagem a dizer que a
password é fraca mas eu não quero que o programa me gere uma nova. Aparece
então a janela para inicializar o agrupamento de bancos de dados. coloco
apenas a senha que usei anteriormente e não mudo mais nada. Dá-me então o
erro: "o directório de dados do PostgreSQL deve estar em volume formatado no
sistema NTFS. Se você deseja instalar odirectório de dados em outro tipo de
partição (o que não é recomendado e não é suportado), vocé deve inicializar
o agrupamento de banco de dados manualmente, executando o programa
initdb.exe." ora eu não tenho esse executável....
Quanto ao segundo, a instalação correu bem, tinha o Pgadmin instalado, mas
não me instalou a opção stack builder pelo que eu não conseguia fazer o
download do postgis. No entanto, o postgresql ficou instalado. um colega
disse-me que para começar a trabalhar, tinha de ligar ao servidor, clicando
no unico icon activo do postgre. Foi o que fiz. No entanto, quando entro na
janela do service configuration, coloco o nome DBteste, coloco o anfitrião (
127.0.0.1) e coloco a password do meu pc. Estas são as unicas alterações que
faço. Quando clico em ok, aparece uma janela a dizer que não encontra o
servidor...
E pronto! é nisto que vou!
eu ja percebi que o meu problema tem a ver com o tipo de formatação do disco
(coisa que desconhecia existir há menos de 24horas) mas sinceramente ainda
não consegui perceber o que fazer para dar a volta à questão, até porque não
percebo nada de informática... e a minha questão é essa: eu não quero
perceber, quero resolver...
Assim chego à conclusão que tinha mesmo antes do congresso sig aberto: o
open source não é para utilizadores normais que têm pouco tempo para
explorar e aprender para mais tarde utilizar, e que apenas querem ter o
programa e utiliza-lo, mas sim para aqueles que percebem de informática....
Peço desculpa mas tive de desabafar pois esta tentativa de começar está a
ser frustrante....
Até uma proxima,

claudia

--