[Portugal] ajuda para um projecto de visualização de um mapa turístico

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Thu Oct 23 09:46:52 EDT 2008

> Eu não me importo de ser a cobaia para este manual, mas preciso de
> saber se terei "rede" para não me machucar quando "cair"! :-)

Nos ca estamos, não a risco de se magoar! :-)

O meu conselho é de iniciar, com calma e *muita* paciência, da base.
Será necessario juntar alguns conhecimentos não só de open
layers/mapserver.

O meu conselho de o de iniciar com tutorials/howto como estes

http://biometry.gis.umn.edu/tutorial/
http://www.mobilegeographics.com/mapserver/

e mais em geral com a documentação oficial

http://mapserver.gis.umn.edu/docs

a parte da instalação pode não ser um problema, já que é possível usar
soluções como a maquina virtual que Ricardo Pinho apresentou nas
Jornadas o como a instalação gnu/linux em pen usb que eu apresentei, e
que já trazem instalados por defeito mapserver, apache, php, postgis e
algumas aplicações gis desktop open source.
Se não querem experimentar no gnu/linux então existe um installer

http://maptools.org/ms4w/

que instala tudo o necessario para iniciar.

-- Giovanni --