[Portugal] georeferencia

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Thu Jul 16 20:54:04 EDT 2009

Olá

Um desvio de vários km não deve ser devido ao datum. As diferenças de datum
são normalmente de algumas centenas de metros e concretamente entre o datum
73 e o ETRS89 são, no centro do país, de 3.3" em longitude (aprox. 77
metros) e 2.9" em latitude (aprox. 90 metros).

Para fazer as conversões de sistemas de coordenadas nacionais tenho
disponibilizadas umas grelhas de conversão de datum. O link é:

http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/

Podem ser usadas com o PROJ.4 e também com o comando OGR2OGR, do FWTools,
para converter shapefiles entre sistemas de coordenadas nacionais e ETRS89,
ou no sentido contrário. Penso que na importação para Postgis também possam
ser usadas, como acrescento às definições EPSG dos nossos sistemas de
coordenadas.

Cumprimentos

José A. Gonçalves