[Portugal] OSGeo_PT : Grupo de Trabalho para a Educação

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Sat Nov 14 04:01:30 EST 2009

Caríssimos,

Não pude até ao momento participar em qualquer reunião dos GT. A hora
parece-me apropriada, a minha vida profissional/académica é que não o é. No
entanto pelo que li da acta da reunião parece-me que o grupo está a tomar um
cominho interessante.

De todas as formas deixo-vos aqui os meus projectos:

1.Disciplina de SIG no Instituto Superior Técnico (IST)

No IST existe uma disciplina de introdução aos SIG que tem sido leccionada
desde tempos imemoriais com software da ESRI (distribuído gratuitamente a
alunos e professores). Esta disciplina está a cargo do núcleo de Geomática
do Departamento de Engenharia Civil, onde fui investigador vários anos. A
alguns semestres atrás o responsável desta disciplina passou a ser o prof.
Alexandre Gonçalves, que se tem mostrado sensível ao crescimento dos SIG
abertos. No semestre passado foi levada a cabo uma primeira tentativa de
leccionar a cadeira com software aberto usando o gvSIG. Esta iniciativa não
correu pelo melhor dado o estado de imaturidade deste programa – muitos
alunos não o conseguiram usar. Infelizmente não pude acompanhar este
processo.
Disponibilizei-me agora junto do prof. Alexandre para ajudar a elaborar um
novo programa, desta feita apoiado no QGis. Se tudo correr bem, nas férias
de Natal trabalharemos em conjunto para produzir um curso geral de
introdução aos SIG sobre o QGis. Este curso poderá ser disponibilizado ao
público através da OSGeo.

2.Tradução Qgis

Paralelamente deverá começar em breve o processo de tradução do Qgis para
Português de Portugal (pt_PT). Esta tarefa será em princípio levada a cabo
pela Tatiana Plantier, minha colega na ARH do Tejo. A introdução do Qgis
como interface gráfica SIG na instituição tem corrido bastante bem, sendo
justificável este investimento. A este momento prevejo três passos para esta
tarefa:
 2.1Elaboração do glossário;
 2.2Tradução da interface gráfica;
 2.3Tradução do manual;
Pretendo que o Glossário seja elaborado colectivamente sobre uma Wiki, ou
usando a infra-estrutura da OSGeo ou a do Qgis. Estando o glossário afinado,
peso que será relativamente rápido concluir os outros dois passos a partir
do que existe em pt_BR.

3. Sociedade Portuguesa de Geografia

Este será um objectivo a mais longo prazo. Conheço sócios e tentarei sondar
de que forma poderá a OSGeo encontrar parcerias com a Sociedade.

Até terça,

Luís