[Portugal] dados raster

carlos sousa springaleek at gmail.com
Mon Nov 23 13:28:39 EST 2009

Caros amigos,

Quero partilhar convosco a novidade do facto de nós aqui no nosso
serviço ja termos implementado a utilização a das ferramentas sig em
opensource, a cerca de 3/5 do objectivo pretendido, deixar de depender
de estruturas closed source sig e redução de custos:

1 - 5 : Trabalho em desktop opensource sig: QGIS, uDig e gvSig;
2 - 5 : Criação do servidor e base de dados postgres/postgis ;
3 - 5 : Carregamento dos dados vectoriais, cartográficos, temáticos e diversos;

falta:

4 - 5 : Carregamento dos dados raster, ortofotos, cartas militares,
blue marble, 500k, crif;
5 - 5 : Formação interna junto dos diversos sectores que utilizam ou
tem necessidade de gerar informação gráfica;

Para chegar a este ponto contamos com a formação da amal e apoios no
OSGEO-Pt e com a ajuda preciosa da ferramenta gisvm do Ricardo Pinho,
sem a qual não teriamos chegado a este patamar em tão pouco tempo.

Gostava era de contar com a vossa ajuda para ter a noção de qual o
melhor passo a dar para passar à fase 4-5: dados raster. Isto é um
pouco complicado pois passar da solução
ArcSDE/ArcIMS/MicrosoftSQLServer para a solução opensource, não é
possível replicar a existencia de dados raster na base de dados
postgis, à semelhanca da solução da Esri.

A ideia com que fiquei e com a ajuda do ricardo pinho, a sugestão é
criar um servidor mapserver ou geoserver para servirem WMS dos dados
raster, e que tanto serve para os projectos internos em desktop, como
para o openlayers ou pmapper para o exterior e internet.

Esta solução é a mais sensata no estado actual das soluções opensource
ou há outra solução a poder implementar e que eu não tenha
conhecimento

Obrigado

Carlos Sousa