[Portugal] dados raster

dncarreira DCarreira at edia.pt
Tue Nov 24 13:05:50 EST 2009

Carlos,

Em 1º lugar, parabéns pelo avanço no projecto.

Em relação aos rasters, a opção que indicas parece ser a mais universal,
porque embora o PostGIS tenha já um projecto de suporte a raster na bd, o
acesso aos mesmos é ainda muito restrito. Teremos de aguardar até que se
massifique esta opção.

Há formas de optimizar o acesso aos rasters no MapServer, e aqui julgo que
valerá muito a pena investir o tempo suficiente até afinar bem a
configuração. Material não falta e o processo não é muito complicado:
http://mapserver.org/optimization/raster.html

A questão de escolher o formato de imagem para criar o repositório já é mais
ambiguo e é preciso alguns testes. O Tiff é o mais rápido mas ocupa mais
espaço, e a partir de certo tamanho compensa usar um formato comprimido como
o ECW (porque o acesso ao disco começa a ser mais lento que a
descompressão). Aqui começam as questões de licenciamento... é preciso
investigar se podemos ou não usar o driver ECW para comprimir as nossas
imagens. (Isto tem mudado e já não tenho a certeza disto, mas penso que
podemos comprimir até certo tamanho.)
Uma opção a ter em conta será Tiff com compressão JPEG, mas testando é que
se conclui o que funciona melhor para as imagens em causa.

Claro que criar overheads (pirâmides) é essencial para imagens de grande
resolução. E tilling quando cobrem áreas geográficas relativamente grandes
quando comparadas com as visualizações mais comuns feitas pelos nossos
utilizadores.

Bom trabalho, e diz-nos as conclusões a que chegarem! Aqui está uma óptima
apresentação!

Um abraço,
Duarte

carlos sousa wrote:

> Caros amigos,
>
> Quero partilhar convosco a novidade do facto de nós aqui no nosso
> serviço ja termos implementado a utilização a das ferramentas sig em
> opensource, a cerca de 3/5 do objectivo pretendido, deixar de depender
> de estruturas closed source sig e redução de custos:
>
> 1 - 5 : Trabalho em desktop opensource sig: QGIS, uDig e gvSig;
> 2 - 5 : Criação do servidor e base de dados postgres/postgis ;
> 3 - 5 : Carregamento dos dados vectoriais, cartográficos, temáticos e
> diversos;
>
> falta:

> [...]

-----
Duarte