[Portugal] Re: Disponível o manual de QGIS 1.6

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Mon Dec 6 16:31:30 EST 2010

On 06-12-2010 20:46, Luís de Sousa wrote:
> Olá Joaquim, espero que de facto este Glossário dê alguma discussão, o
> que só será bom.

Luis,

Sim, porque como sabemos a coisa não é evidente.

> Na área da programação (de onde venho) os termos grelha e matriz são
> equivalentes, e algo mais abstractos que a partição ortogonal do
> espaço. O termo malha é de facto mais abrangente, pois não implica uma
> partição ortogonal do espaço (penso que nem regular). Outro termo
> equivalente a malha neste contexto é tesselação.

Sendo eu também programador, embora com um percurso diferente, não posso
deixar de 'salientar' que matriz é um conceito matemático enquanto que a
'grelha' tem mais qualquer coisa que está relacionada com facto ser ser
um ficheiro e ter normalmente uma formatação. É verdade que uma grelha é
um armazenamento de uma matriz, mas também o são todos as imagens e não
é por isso que lhe vamos chamar matrizes. A este propósito, e apenas
marginalmente relacionado com este assunto, eu acho o termo 'raster'
(não interessa em que língua) um termo infeliz porque não reflecte o seu
conteúdo. Há que distinguir entre grelhas e imagens. Imagens são
representações coloridas (ou cinzentas) de uma coisa. Grelhas são as
representações núméricas dessa coisa. Um exemplo muito concreto é o dos
modelos de terreno. Podemos ter uma representação em forma de imagem dum
modelo de terreno. Temos também o modelo mumérico (vírgiula flutuante)
da topogrfia/batimetria. Com o segundo podemos por exemplo calcular o
declive. Com o primeiro, não. Contudo ambos caem dentro da designação
genérica de 'raster'.

Já agora mais termos do glossário cujas designações em português estão
firmemente estabelecidas

boundaries   - fronteiras. Melhor que 'limites' (veja-se as "condições
fronteira" da matemática) e nunca 'contornos'
node - nó
partial derivatives  - derivadas parciais (há mais de 200 anos que assim é)
password - senha

Ainda, sem opinião muito definida,

um 'lablel' é um 'rótulo' (Johny Walker 'rótulo preto') e um 'tag'
(ausente) é que é uma 'etiqueta'