Re: [Portugal] Re: Disponível o manual de QGI S 1.6

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Wed Dec 15 04:25:21 EST 2010

Olá

 Imodéstia à parte, eu conheço bem esta questão dos formatos e tipos de
> dados em que eles são difundidos.

Não tenho a mínima dúvida, nem eu escrevi o e-mail anterior com qualquer fim
"didático". Foi só porque me pareceu ficar essa ideia de separação de
conceito pelo tipo de dados.

Uma questão de conceito que vejo com os rasters e grelhas é a de saber se
num conjunto de dados matricial um valor corresponde a todo o quadrado (ou
rectângulo) de um pixel ou se corresponde a um ponto (no formato geotiff há
um "flag" que indica "pixel is an area" ou "pixel is a point"). A diferença
entre eles é que o tamanho do pixel e a cobertura se relacionam,
respectivamente, como:

pixel_x = (xmax-xmin) / numero_colunas
pixel_y = (ymax-ymin) / numero_linhas

pixel_x = (xmax-xmin) / (numero_colunas-1)
pixel_y = (ymax-ymin) / (numero_linhas-1)

Uso o termo "grelha", talvez por influência do programa Surfer, para o
segundo caso. O conceito é o mais adequado para um MDT, já que permite a
interpolação bilinear para qualquer local da cobertura do ficheiro. No
Arcinfo era usada a palavra "lattice", mas deixei de a ver usada, quer no
Arcgis, quer noutros programas.

Para as "imagens" aplica-se o primeiro conceito. Por exemplo um ortofoto que
cubra a área de uma folha da carta militar 1:25,000 terá 16000 por 10000
pixeis e duas folhas vizinhas não terão sobreposição.

Claro que os dois conceitos se podem usar com os mesmos dados. Veja-se por
exemplo os MDTs do SRTM, que na distribuição no formato HGT, são "grelhas"
(1201 por 1201) e na distribuição "seamless" do USGS uma quadrícula de 1
grau tem 1200 por 1200 pixeis.
Para mim uso o termo "grelha" como referi atrás.

Cumprimentos

José A. Gonçalves