[Portugal] GUDUX: Procesamiento diferencial de datos GPS

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Tue Jul 12 18:19:40 EDT 2011

Olá,

O problema dos GPS low cost é que apenas devolvem a localização
calculada e não como lá chegaram. Basicamente, o NMEA apenas diz a
posição e alguma informação suplementar, como o número de satélites
visíveis, HDOP, e pouco mais. No entanto, o RINEX
http://www.navcen.uscg.gov/?pageName=RINEX é a informação utilizada
internamente para chegar à posição calculada, e só com esta se pode
fazer a correção diferencial.

Se se conseguir um RINEX, podem-se usar os ficheiros de qualquer estação
fixa (quanto mais perto, melhor) para fazer a correção diferencial.

A questão é mesmo descobrir qual o GPS mais baratinho que "dá" os dados
necessário para o ficheiro RINEX.

Existe outras biliotecas, RTKLIB em http://www.rtklib.com/rtklib.htm e
GPStK em http://www.gpstk.org/bin/view/Documentation/WebHome que também
podem ser úteis.