[Portugal] Re: Problema QGIS Ubuntu 10.10

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Wed Mar 9 17:39:02 EST 2011

Olá João,

O melhor é ter o QGIS a partir dos repositórios. Não te ponhas a
compilar a coisa (é apenas uma sugestão).

1) Remove tudo o que tenha a ver com o qgis, só para termos a certeza
que está tudo limpinho... Para remover os pacotes todos, num único
comando, faz o seguinte:

sudo apt-get --purge remove `dpkg -l | grep qgis | awk '{print $2}'`

(Nota: faz copy e paste, pois estou a usar o acento grave para passar o
resultado do comando dpkg -l | grep qgis | awk '{print $2}' ao apt-get)

Após esta remoção, ficas sem nada do qgis :-(
Descansa um pouco e depois:

2) Confirma que tens que ter os repositórios em /etc/apt/sources.list
deb http://qgis.org/debian-nightly maverick main
deb-src http://qgis.org/debian-nightly maverick main

3) Faz um:
sudo apt-get update

3.1) Antes de instalares o qgis no passo seguinte, faz a seguinte
verificação:
apt-cache policy qgis

Confirma que o candidato à instalação é o 1.7.0(...)maverick, a partir
do repositório qgis.org.

Se sim, então instala de novo o QGIS com:
sudo apt-get install qgis python-qgis

A partir daqui, sempre que fizeres um apt-get upgrade, o qgis é
actualizado. Se a coisa não correr bem, apita, pois a coisa tem que se
resolver.

Abraço,

Jorge