[Portugal] Edição de polígonos no QGIS

Giovanni Manghi giovanni.manghi faunalia.pt
Terça-Feira, 14 de Agosto de 2012 - 06:32:27 PDT

Olá Lisbeth,

primeiro conselho, actualize QGIS para a versão 1.8.

2012/8/14 Lisbeth Christina <lisbethchristina at gmail.com>

> Boa tarde,
>
> Estava eu a editar um tema de polígonos no QGIS e reparei que no canto inferior esquerdo aparece a seguinte mensagem: "25 geometry error(s) found"
>
> Ora se o Qgis tem a capacidade dos detectar, não terá a capacidade dos corrigir automáticamente???

e porque o deveria fazer automaticamente? para depois as pessoas se
queixarem que o QGIS andou a alterar coisas sem avisar? :)

just jocking...

veja aqui:

http://www.faunalia.com/content/bad-bad-polygon-fixing-it-quantum-gis-1

os erros são identificados com cruzes verdes. Com a ferramenta "check
geometry validity" se consegues ver uma lista de todos os erros (e o
tipo). È suficiente escolher um dos erros e QGIS faz o zoom na área
onde o erro se encontra.

Quando os erros são muitos (centenas/milhares) e há a necessidade de
obter um vector com topologia 100% correcta então se usa GRASS
(através de QGIS), porque detecta todos os buracos, elimina todas as
áreas sobrepostas e tem opções avançadas (uma por exemplo que permite
de eliminar todas as áreas < a uma superfície a nossa escolha). As
ferramentas que podemos usar são v.in.ogr ou v.clean.* (esta ultima tb
através de SEXTANTE, assim não é necessário ter de perceber o GRASS
vector data model).

Se usa PostGIS (2.x) agora há tb a ferramenta st_makevalid

http://postgis.org/docs/ST_MakeValid.html

Cumprimentos

-- Giovanni --