[Portugal] Calcular a área numa camada de polígonos, usando uma projeção diferente, qgis

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2013 - 09:35:11 PST

2013/11/20 Jonny_forest_GIS <joao.f.r.gaspar  gmail.com>

> Para as Geográficas (ex.: wgs84) está a dar zero.

Áreas medidas em coordenadas geográfias dão valores "inexperados", porque
estão em "Graus quadrados". Se o polígono de teste for pequeno, então dá
valores perto de zero.

> Consegues confirmar na tua versão do qgis, se dá para fazer como dizes?

Testei calcular as áreas da CAOP2008, primeiro com ETRS89 e depois como
Datum 73 , até à sexta casa decimal não obtive diferenças (achava que devia
haver...). O que me leva a crer que no caso de coordenadas projectadas o
QGIS usa o sistema da layer. Ainda quero experimentar com outros sistemas.

Cumprimentos,

Alexandre Neto,

PS: Como o Pedro Costa diz Postgis ou Spatialite são muito bons para este
 tipo de operações.