[QGIS-pt] que formatos abertos SIG o RNID deveria incluir?

duartecarreira dncarreira gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015 - 15:02:23 PDT

Boas.

Como formatos obrigatórios acho que só devem ser listados aqueles que estão
disseminados já. Regulamentos que obrigam a coisas quase impossíveis e que
tornam a vida dos profissionais um pesadelo já há suficientes e com exemplos
bem recentes, e mais não digo ;)

Acho que em relação a info geográfica devíamos pensar em sig e em cad
também... formatos que sejam fáceis de produzir a partir de outros e na
maioria do software existente.

O shapefile continua a ser o mais universal em sig (infelizmente). GML é
dificílimo de produzir e de usar - não estou a ver um cidadão a ser obrigado
a usar gml. Em alternativa, o kml é muito mais usado e fácil de produzir e
também é um padrão ogc. O geopackage parece-me excelente mas está pouco
implementado - já o spatialite está um pouco melhor mas mesmo esse é pouco
frequente no software existente...
Se a lista de formatos obrigatórios for abrangente, que inclua os formatos
mais fáceis e abertos, o regulamento seria logo operacionalizado em grande
parte do universo conhecido? podem-se incluir os formatos mais complexos ou
de implementação imatura, e fica à prova de futuro.
Em cad, não estou a ver uma alternativa ao dxf... é praticamente universal
em todos os programas cad, e é razoavelmente aberto. Toda a gente que
trabalha com cad sabe produzir dxf, e quem recebe também tem facilidade em
visualizar. O que não pode mesmo estar na lista é o dwg/dwf... esses são
terríveis e um puro lockin do fabricante por mais estórias da carochinha nos
tentem contar:
http://www.evanyares.com/open-design-alliance-what-a-mess/  (esta estória é
espectacular!)
https://en.wikipedia.org/wiki/Vendor_lock-in.

Quanto a simbologia, também não conheço alternativas ao sld, embora o ache
demasiado complexo e dificil de produzir ou usar ou converter. Mas tem tido
uma adoção crescente o que indica um bom futuro, a não ser que algo melhor
surja entretanto...

Falta também falar de formatos raster, e aqui o geotiff parece-me ser
consensual, embora com tanta variedade de opções convinha estipular opções
que sejam o mais universalmente compatíveis. Compressão jpeg dentro de
tiffs, ycbcr, tiled, etc., podem não ser as mais indicadas. Penso que um
cidadão deverá ser capaz de abrir um orto no paint se precisar :)

Deve haver mais categorias de dados? 3d? altimetria 2,5d? matricial?