[QGIS-pt] calculadora de campo - sugestão

Giovanni Manghi giovanni.manghi gmail.com
Terça-Feira, 16 de Junho de 2015 - 05:07:42 PDT

Viva,

> mas não me satisfaz

lamento. Se quiser respostas sempre satisfatórias neste sentido
estamos a disposição para suporte comercial sobre QGIS, que pode
incluir o desenvolvimento e implementação de novas
funcionalidades/opções.

> porque já sei que existe por
> defeito ativada sempre que há entidades selecionadas, o que eu sugiro é que
> se mantenha assim mas se acrescente a 2ª opção de selecionar todos em caso
> de não termos nada selecionado

lamento mas sou eu que não entendo agora: se não há features seleccionadas
o field calculator tem efeito em todas as features, acrescentar uma opção
não é portanto necessário.

>e que o comando só poder ser feito quando
> estiver uma das opções selecionada, porque como expliquei já me aconteceu
> algumas vezes em pouco tempo que tenho de experiencia do QGIS ficar com o
> trabalho de dias estragado por não reparar que não tinha nenhuma entidade
> selecionada, talvez por esquecimento ou erro, e por defeito neste caso
> altera o campo todo.

é isso mesmo: se há features seleccionadas a operação é feita por
defeito nestas,
se não há então a operação é feita em todas. Repare que as edições não
tem efeito até não
gravar em "save". Há também a opção de usar uma base de dados
geográfica como PostGIS
e activar a opção que mantém um histórico das edições, com
possibilidade de reverter
para versões anteriores da mesma camada.

> Quero também explicar que não tenho conhecimento nenhum em programação, sou
> apenas um mero utilizador curioso e recente do QGIS, por obrigação
> profissional,

> pelo que solicito que alguém que saiba e possa faça o favor de
> tentar ajudar nesta situação.

como já disse noutro mail, hoje em dia é quase sempre uma entidade
utilizadora de qgis que sugere e suporta a implementação de uma nova
funcionalidade ou opção
(as coisas no QGIS não aparecem sõ porque alguém se levanta de manhã
com vontade de as fazer,
há dezenas de profissionais e empresas envolvidas no seu
desenvolvimento, suportadas
pelos pedidos e recursos, financeiros obviamente, dos seu
utilizadores, em particular administrações
e outras empresas).

O primeiro passo é sugerir a implementação desta  opção (uma qualquer
opção que acharem possa ser util no QGIS)
na mailing list dos developers/users ou abrir uma feature request no
bug tracker, o segundo
passo poderá ser de esperar que eventualmente alguém a implemente
ou obviamente em alternativa podem escolher de suportar o
desenvolvimento da mesma.

Cumprimentos

--
Giovanni Manghi
http://naturalgis.pt/
giovanni.manghi at naturalgis.pt
* WebGIS development
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: giovanni.manghi at gmail.com
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team