[QGIS-pt] Ajuda na alteração do sistema de coordenadas

Fernando M. Roxo da Motta petro at roxo.org
Thu Mar 21 14:22:40 PDT 2019

On Tue, 19 Mar 2019 10:28:11 -0300, Alexandre de Paula
<apa.cadastro  gmail.com> wrote:

> Não há razão para demonizar o formato shapefile. Esse formato tem suas
> limitações, mas foi muito útil, e para muitos continua sendo. Como
> tudo na área relacionada ao geoprocessamento, evoluções de formato
> ocorrem, mas nem por isso o que era bom até então passa a ser
> horrível.

  Concordo, nenhum formato é intrinsecamente bom ou ruim, principalmente
se levarmos em conta a época em que foi criado, os recursos então
disponíveis e todas as limitações da época.  (tá, alguns até podem
ser, mas não acho que seja o caso do shapefile.)

  Eu vejo três grandes problemas para uma mudança no formato usado para
armazenamento e trocas de informações georreferenciadas.

  Talvez um grande obstáculo seja o acervo de dados legados
disponíveis.  Muitos desses dados são até mesmo impossíveis de serem
reproduzidos.  Por exemplo em campanhas de geofísica de petróleo,
os pontos marcados no campo só existem durante a aquisição, depois
disso as marcas são removidas.   Muito desse acervo está disponível
somente em formato shapefile, muitos sem o arquivo .prj ou equivalente,
sendo necessário um trabalho manual para garantir a qualidade da
informação transformada.

  Um outro grande(maior?) obstáculo é cultural.   Quer pelo uso de
softwares legados, e não atualizados, que não têm suporte a outros
formatos, para ler ou gravar, quer pelo costume de só usar um "padrão"
bem conhecido e estabelecido.  Por vezes ensinar novos truques a
cachorros velhos (eu sou um, mas aprendo truques com certa facilidade.
😜 ) é uma tarefa ingrata.  Para piorar, muitas vezes são esses
"cachorros velhos" que vão treinar os novos cachorros que se juntam à
matilha, sedimentando ainda mais a cultura.

  O terceiro, que parece estar mudando em alguma extensão, é a prática
das empresas de software comercial de incentivarem ao uso de formatos
proprietários como prática de forçar a "fidelização".  Os formatos
abertos, em geral, são implementados de forma restrita, até mesmo como
politica de incentivo a esses formatos.

  Concordo quando se diz que os formadores de opinião, ou de
políticas/prática das instituições usuárias desses dados deveriam
incentivar o uso de novos formatos (p.e. geopackage) para a criação de
novos acervos em formatos abertos e de livre acesso para todos os
softwares.

  Talvez o caminho seja trabalhar justamente esses formadores de
opinião/políticas para que as mudanças sejam implementadas.

  Sds.