[QGIS-pt] Ajuda na alteração do sistema de coordenadas

Rui Cavaco rpcavaco at gmail.com
Fri Mar 22 02:29:19 PDT 2019

Bom dia!

A adopção de formatos mais apropriados para partilha de dados SIG, de
facto, começa a ser urgente e, na generalidade, concordo com o Ricardo,
embora me pareça poder ser cotraproducente proibir ou "demonizar" os
formatos antigos.

Contudo, a adopção generalizada de um formato que imponha a definição "a
priori" do sistema de coordenadas pode não resolver o problemas como o da
Susana: para preencher o SRID é preciso que o autor dos dados saiba o que é
um SRID (código do sistema de coordenadas) e qual o SRID correspondente ao
sistema de coordenadas usado na recolha.

Assim, tão importante como as questões de adoção de formatos compatíveis
com o RNID, ou ainda mais importante, é que as pessoas, ao produzirem /
partilharem dados, tenham o hábito de registar e incluir nos ficheiros
partilhados os metadados essenciais:
- autor
- data de produção dos dados
- escala de referência / nível de precisão
- sistema de coordenadas usado
- termos de licenciamento

A generalidade das pessoas igonora que, de acordo com o nosso direito, o
facto de não ser indicado nenhum tipo de termos de licenciamento, ao
partilhar um determinado conjunto de dados, isso torna esses dados
legalmente impossíveis de usar sem o consentimento expresso do autor , seja
qual for a finalidade.

Abraços

Rui Cavaco

Fernando M. Roxo da Motta <petro at roxo.org> escreveu no dia quinta,