[QGIS-pt] Preenchimento de campos

Bruno Moreira arq.bruno.moreira at gmail.com
Fri May 8 04:07:10 PDT 2020

Reparei agora que fiz o processo ao contrário, mas aqui vai na mesma. Se compreendi bem a questão um JOIN pode ajudar:

- no projecto do qgis que envio em anexo temos 2 camadas:
	- uma de texto “nomes”  onde se faz a correspondência entre o nome comum e o nome científico das espécies, que são os 2 campos disponíveis para editar; a ideia é colocar aqui, previamente, todas as espécies;
	- uma de pontos “arvores" com 3 localizações de árvores: esta camada tem o campo “nome_comum” que é editável; o campo “nomes_nome_científico” NÃO é editável e é obtido automaticamente através de um JOIN / UNIÃO: significa que se preencher o campo “nome_comum” e houver alguma correspondência com o “nome_comum” da camada “nomes”, o campo “nomes_nome_cientifico” será obtido automaticamente.

Fiz o teste para o elemento de ID=3 (Carvalho). Pode colocar “Carvalho” ou “Pinheiro” nos elementos de ID 1 ou 2 e verificar o preenchimento automático (será preciso fechar e voltar a abrir a tabela de atributos).

Cumprimentos,
Bruno Moreira.