[Gvsig_br] cálculo de médias de temperatura para uma determinada área

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quarta Dezembro 21 10:16:54 PST 2011

Olá Getúlio e Valenty,

Valenty, eu falo "portunhol" muito bem, não se preocupe.

A arquivo asc importado pelo gvSIG segue o padrão ARC GRID ASCII. Eu o
obtive em http://poet.jpl.nasa.gov/.

Não é exatamente uma tabela. Seu cabeçalho e primeiras linhas são:

ncols          145
nrows          120
xllcorner      -48.9792
yllcorner      -26.9792
cellsize     0.0416667
nodata_value       99
99
99
99
99
99
99

Quando importado o GVSIG o lê corretamente e o representa como um raster.
Seguindo o Manual, para adicionar esta camada  fui em Adicionar Capa /
Fichero / Adicionar / Type: gvSIG Raster Driver

Então o que tenho é (1) uma camada com o polígono em shp delimitando minha
área de interesse e (2) uma camada raster, oriunda do arquivo ARC GRID
ASCII, com os dados de temperatura.

Quero calcular o valor médio de temperatura para a área delimitada pelo
polígono.

A camada com o polígono não tem os dados de temperatura.

Obrigado,

Antônio

Em 21 de dezembro de 2011 14:41, Jorge Getulio vargas freitas <
jgvfreitas em hotmail.com> escreveu:

>  Prezado Antônio,
> Esse arquivo asc é uma tabela, certo? Caso afirmativo o GVSIG tem
> ferramenta de estatíticas de tabelas que faz, entre outros cálculos, a
> média dos valores existentes nela. Dê uma olhada na aba tabelas do GVSIG e
> consulte também o manual sobre isso, li a esse respeito quando fiz a
> tradução do manual, como parte do esforço de um grupo para traduzir o
> manual.
>  Lembre-se que o GVsig só importa tabela nos formatos CSV ou DBF. Eu acho
> mais fácil importar no formato CSV. A dica então é abrir o arquivo com
> [...]

Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil