[QGIS-pt] Digitalização de cartografia

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Wed Jan 27 16:56:02 PST 2016

Olá

Não acho que esteja a ser perfeccionista. Dá para fazer operações de corte
e junção de cartas com todo o rigor, o que sá traz vantagens.

Os números de pixéis para essa dimensão da carta são 10 vezes maiores
porque o tamanho do pixel é 0.085 mm e não cm:
 1000 mm / 0.085 = 11764,705 pixeis
  600 mm / 0.085 = 7058,8235 pixeis

Para além de não serem números inteiros só por acaso é que linhas e colunas
da imagem ficariam paralelas aos lados da carta. Por isso a
georreferenciação envolve uma rotação e a alteração da dimensão do pixel,
através duma reamostragem da imagem, que dá origem a uma nova imagem.

Podemos escolher um tamanho de pixel maior ou menor que o original, que
seja um número redondo, que facilite a multiplicidade com a dimensão da
carta. Uma possibilidade será escolher um pixel de 0.1 mm, que daria uma
imagem de 10.000 por 6.000 pixeis. A resolução baixaria para 254 dpi, mas
que não é uma degradação significativa (O IGeoE faz isso nas folhas da
carta militar). Para não se perder resolução poderíamos ir para pixel de
0.080 mm, que daria uma imagem de 12.500 por 7.500 pixeis.

Se utilizar o QGIS, pode primeiro fazer a georreferenciação com os 4 cantos
e depois utilizar o comando GDALWARP, em linha de comando, para fazer a
reamostragem e o seccionamento.

GDALWARP –te xmin ymin xmax ymax –tr xres yres –r bilinear imagem1.tif
imagem2.tif

Os comandos GDAL dão muito controlo sobre as operações.
Cumprimentos

José Alberto