[QGIS-pt] Ajuda na alteração do sistema de coordenadas

Bruno Moreira arq.bruno.moreira at gmail.com
Wed Mar 13 13:29:17 PDT 2019


Boa noite! A minha resposta anterior foi muito “sucinta” pois estava ao telemóvel. Contudo é como o Ricardo referiu.

- um projecto do QGIS tem um sistema de coordenadas definido (é o que aparece no canto inferior direito) que é o sistema no qual a informação é visualizada;
- cada camada que se adiciona pode ter o seu sistema específico; se for igual ao do projecto não acontece nada à informação, se for diferente a informação é transformada em tempo real (“on the fly”) pelo QGIS para o sistema de coordenadas do projecto (desde que a opção esteja activada nas definições do QGIS);
- pode-se transformar a informação de forma persistente (I.e. criar um novo ficheiro com novo sistema de coordenadas); algumas operações geo-espaciais requerem informação no mesmo sistema de coordenadas, mas se é para visualizar apenas (penso que é o caso) não é necessária a transformação persistente;
- transformar on-the-fly ou de forma persistente imagens raster (compostas por pixels, como as fotografias aéreas) é mais complicado que transformar camadas vectoriais, porque dará origem a deformações nos pixels;
- as fotografias aéreas do BING, Google, etc. são servidas num sistema de coordenadas global (WGS84) e transformar esta informação para um sistema local como o português ETRS... dará deformações e é desnecessário.

Em síntese!

1) criar um projecto QGIS;
2) inserir o mapa do BING (creio que estará a ser feito via plugin, quick map services?);
3) colocar o sistema de coordenadas do projecto em WGS84 (o do mapa raster do BING);
4) inserir a camada em ETRS...; com a transformação on the fly do QGIS activada, a informação (vectorial) será convertida sem problemas para WGS84.

Cumprimentos,
Bruno Moreira.

No dia 13/03/2019, às 20:12, Ricardo Pinho <ricardodepinho  gmail.com> escreveu:

> Bem-vinda Susana!
> Sim claro que consegue fazer tudo o que imagina e muito mais com o QGIS!!!
> O QGIS permite fazer transformação de coordenadas em tempo real (on-the fly) de modo a que diferentes camadas em diferentes sistemas de coordenadas possam ser visualizadas devidamente sobrepostas na janela de visualização do QGIS. Para tal apenas tem de atribuir a cada camada o sistema de coordenadas correto, em que cada uma delas foi produzida.
> Em alternativa o QGIS pode transformar (na opção "gravar como") uma camada do sistema de coordenadas em que foi produzido para outro que indicar nas opções de gravar como.
> Para a comunidade poder ajudar é necessário que faça um esforço para dar o máximo de informação possível e minimizar o esforço que as pessoas dispostas a ajudar têm que despender. Se seguir este principio lógico, será mais fácil para todos.
> Cumprimentos,
> Ricardo Pinho
> 
> Susana Serrazina <suserrazina  gmail.com> escreveu no dia quarta, 13/03/2019 à(s) 17:55:
>> Boa tarde,
>> 
>> Acabei de me registar nesta lista de discussão. Sou utilizadora recente do qgis e estou com alguma dificuldade em sobrepor todas as camadas no mesmo sistema de coordenadas.
>> Pretendo alterar o sistema de coordenadas WGS84 EPSG:4326 para ETR89/POrtugal TM06 EPSG:3763.
>> Nas camadas vetoriais consigo fazer essa alteração sem qualquer problema a dificuldade está na imagem satélite da web bing. 
>> É possível fazê-lo? Quais os passos para essa alteração?
>> 
>> Antecipadamente grata,
>> Com os melhores cumprimentos
>> Susana Serrazina
>> _______________________________________________
>> QGIS-pt mailing list
>> QGIS-pt  lists.osgeo.org
>> https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/qgis-pt
> _______________________________________________
> QGIS-pt mailing list
> QGIS-pt  lists.osgeo.org
> https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/qgis-pt
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.osgeo.org/pipermail/qgis-pt/attachments/20190313/3522dcff/attachment.html>


More information about the QGIS-pt mailing list