[QGIS-pt] Qgis - formação

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Sat Apr 12 08:33:58 PDT 2014

Boa tarde,

Peço desculpa pelo texto longo, mas fui-me entusiasmando...

Sem querer fazer juízos de valor, penso que formadores dizem esse tipo de
coisas só podem ser pessoas que, embora dêem formação em QGIS, estão
totalmente desligadas do projecto em si. Pessoas que falam em "nós" (que
estamos na formação)  e "eles" (que produzem o
software\documentação\traduções).

No entanto, acho que os formadores têm um papel fulcral neste projecto.
Quando se assiste a centenas de pessoas a experimentar pela primeira vez o
QGIS (ou determinada funcionalidade do mesmo) recebe-se certamente muito
feedback em relação à experiência de utilização (UX), encontram-se vários
bugs no programa e incongruências na tradução. Para o projecto QGIS, esse
tipo de informações é essencial para a constante melhoria do mesmo. São
também muitas vezes o rosto do projecto, e cabe-lhes a eles "vendê-lo".

Assim, acho importante os formadores se envolverem no projecto reportando
toda essa informação através de bug reports[0], quer através das listas
email [1]. Também era bom ter a ajuda de pessoas com essas qualidades (ser
formador requer capacidades próprias) na ajuda a criar ou traduzir dos
manuais de utilizador e manuais de treino, ou até mesmo divulgar os seus
próprios manuais à restante comunidade.

E não são só os formadores que têm essa obrigação, temo-la todos. Trata-se
de cultivar uma certa cultura "Open Source Citizen", onde todos temos
direitos e todos temos deveres. Mas sejamos claros, ninguém trabalha por
puro altruísmo, trabalhamos porque sabemos que quanto mais saudável o
projecto estiver, mais benefícios tiramos dele. Em troca de um pouco do meu
trabalho, recebo em troca o trabalho de todos os outros! Aconselho-vos a
ouvirem esta apresentação do Paul Ramsey [2] que tive a oportunidade de
assistir em Nottingham. Fica tudo preto no branco.

Mas se ficarmos de fora, só a absorver e a criticar o trabalho de outrem,
então é bem possível que o projecto se desenvolva mais rápido do que
conseguimos acompanhar, em direcções que não nos nos trazem mais valias e
que quando procuramos ajuda da comunidade não tenhamos grande receptividade.

[0] https://hub.qgis.org/projects/quantum-gis/issues
[1] http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Quantum-GIS-f4099105.html
[2] http://blog.cleverelephant.ca/2013/10/being-open-source-citizen.html