[QGIS-pt] Anúncios de emprego na lista QGIS-PT

Ricardo Pinho ricardodepinho at gmail.com
Thu Jan 23 00:11:50 PST 2020

Caríssimos, bom dia.
Mudei este debate para um novo tópico, para evitar personalizar e associar
este debate a casos concretos ocorridos.

Permitam-me expor aqui algumas das razões que me levam a concordar com a
necessidade de definir regras para o anúncios de emprego nesta lista.

Pelo que entendo, este é um grupo espontâneo, informal, livre e aberto a
todos, de utilizadores de um software livre, nascido no espírito das
comunidades de utilizadores de software livre que assenta e se rege
principalmente nos princípios da partilha, entreajuda, e do dar para
receber.

Os tópicos principais de debate nesta lista centram-se em duvidas e
esclarecimentos na utilização do software aberto e livre QGIS, mas podem e
devem ser alargados a outras áreas de interesse dos utilizadores de QGIS
como divulgação de ações de formação, congressos, etc.

Considero que os anúncios de emprego podem e devem ser também incluídos
nesta lista, designadamente os procuram competências e experiência
especificas na utilização de software QGIS, porque podem ser do interesse
de utilizadores que procuram novas oportunidades de emprego.

No entando, como se trata de uma lista que não é escrutinada, livre e
aberta a qualquer utilizador, estes anúncios acarretam o risco de se tratar
de publicidade enganosa com riscos para quem recebe mensagens através deste
canal e *usufrui de uma credibilidade, transparência e honestidade que está
subjacente aos princípios e às pessoas que forma este grupo*.

Para evitar a solução radical de banir os anuncios, prejudicar os membros
do grupo e fazer pagar o justo pelo pecador, considero* melhor alternativa
a definição de regras claras de transparência, identificação e
responsabilização de quem pretenda colocar mensagens de anúncios de emprego
e pedidos de CV.*

Sabemos que a nossa sociedade, os negócios e o mercado de trabalho e de
negócios ainda se regem por princípios antigos e errados, como o que
contrariamos aqui das licenças fechadas e proprietárias de software,
acreditando e defendendo que o código aberto, transparente e livre é melhor
solução.

Não será nesta lista que vamos mudar a sociedade, mas podemos dar o exemplo
e praticar o que defendemos.

Ou seja, é tempo de mudar o proverbio: "O segredo é a alma do negócio",
para "O mérito é a alma do negócio" e promover a transparência, a verdade e
a clareza da informação, para alcançarmos a justa e honesta, "que ganhe o
melhor e o mais competente", também nos negócios que usam software livre!

Com os melhores cumprimentos,
--
Ricardo Pinho

Andre Mano <andre.s.mano  gmail.com> escreveu no dia quarta, 22/01/2020 à(s)
19:22: